Você consegue manter a atenção da criança durante o exercício?

Tenho certeza que a maioria das pessoas responderá NÃO!

Não tem nada errado com você nem com sua sessão/aula, fique tranquilo! As crianças, principalmente as mais novas, tem dificuldade em se manter concentradas em uma única atividade por um tempo prolongado. O nível de atenção aumenta com o amadurecimento do sistema nervoso central e com a formação de mais sinapses. O que fazer?
Vamos a algumas dicas!
Precisamos deixar a criança “ocupada” durante a atividade!
🎯Exemplo: peça que ela conte o número de repetições em voz alta! Um, dois, três... Não vai dar tempo dela desviar o foco!
🎯Podemos inserir outras atividades em cada exercício! Exemplo: a cada repetição vamos falar um nome com a letra A. Um, Ana, Dois, André, Três, Amanda... Além de adicionar uma brincadeira, faz com que a atividade seja mantida!
🎯Brinque de continue a história! Você começa. Era uma vez um menino muito corajoso... pede para ele continuar, depois a outra, depois você.
🎯Adicione gritos de guerra em cada repetição! Essas frases podem estar relacionadas aos personagens favoritos da criança.
🎯Insira contas matemáticas em cada repetição. Exemplo: 10+4. Ele responde 14 e guarda esse número! Na próxima repetição, + 2. Ele responde 16. Além de focar na atividade, ele também trabalha áreas do lobo pré-frontal, com estímulo à memória de curto prazo.
🎯Jogos de memória. A cada repetição você fala uma sequência, ele precisa repetir e adicionar outro item. Exemplo: Você “amarelo, amarelo, branco”. Na próxima repetição Ele “amarelo, amarelo, branco, azul”. E por aí vai...

Em resumo, usem a criatividade e se desdobrem para que a atividade seja prazerosa e divertida! Principalmente para as crianças mais novinhas!

Quanto eu preciso investir para começar a trabalhar com Pilates para crianças?

Essa é uma pergunta que tenho recebido muito! Todos imaginam que iniciar um trabalho com crianças demanda um investimento mais alto! E a resposta é NÃO!
Vamos a algumas dicas:
✔️Se você já tem seu Stúdio de Pilates, ótimo, não precisa de mais nada! Você pode montar turmas pequenas e iniciar o atendimento nos aparelhos. Recomendamos um nível de supervisão maior, pois nos aparelhos podemos ter risco de quedas e outros acidentes.
✔️Você não tem um Stúdio? Sem problemas! Vamos começar com o Pilates solo. O fisioterapeuta pode atender até 6 crianças por horário. O profissional de educação física não tem um limite estabelecido! O que precisamos para começar?
Vamos fazer uma listinha:
📌Tatames coloridos ou tapetes para Pilates (dica: o tapete enrola, e você pode levar para atendimento domiciliar).
📌Bolas coloridas de diferentes tamanhos (dica: existem kits na internet, de boa qualidade, com tapetes, bolas e faixa elástica). As bolas também podem ser improvisadas, como bolas de futebol, bolas de plástico, etc.
📌Espaguete de piscina ajuda bastante no começo, e pode substituir um foam roller inicialmente. Se você formar um círculo com o espaguete, formamos um magic circle improvisado!
📌Bambolês e cordas
📌Bexigas
📌Discos proprioceptivos podem ser substituídos inicialmente por almofadas!
📌Brinquedos para estimular o lúdico!

Conforme você vai aumentando seu rendimento, compre materiais e invista no seu espaço! Ofereça grupos de atendimento on-line, grupos presenciais, home care. No home care você pode fazer um pacote família (Que tal Pilates mãe e filha?!).

Viu como não é difícil?